As três tarefas impossíveis: Educar, governar e dar o fora em alguém


Freud dizia que as três tarefas que nunca conseguiríamos realizar com pleno êxito são: Educar, governar e psicanalisar.  
Educar pois por mais que a gente tente, outros fatores que não estão ao nosso alcance para controlar poderão e surgirão durante esse processo e nada sairá exatamente como planejado. Algo vai acontecer e atrapalhar, coisas podem dar errado no processo de aprendizagem e você não poderá fazer nada.
Um governante não pode governar com êxito para todos, não pode agradar a todos, ninguém agrada todo mundo. Pessoas diferentes, ideologias diferentes, modos de viver diferentes... Como poderia um único governante agradar a todos ?
Psicanalisar, ''Uma análise não caminha no sentido de que tudo fique bem-entendido, uma análise se ocupa é do mal-entendido.''
Agora eu vou escolher as tarefas que considero impossíveis de serem realizadas com louvor. Concordo com Freud mas meu top três fica sendo: Educar, governar e DAR O FORA EM ALGUÉM. 
Não é porque essas tarefas são ''impossíveis'' que não tentamos realizar, tentamos e sim, e nos empenhamos para que o resultado final seja o melhor possível, porém sabemos que não vai ser assim. Não há plenitude nos resultados.
Dar o fora em alguém é exatamente assim, tentamos na maioria das vezes não machucar a outra pessoa mas é óbvio que isso nunca vai sair como planejado, nunca vai dar certo. Como educar, governar e psicanalisar, essa tarefa sempre deve contar com equações variáveis, obviamente não podemos controlar o que vai acontecer. Faremos nossa parte para que aconteça o melhor, e não devemos parar de fazer isso nunca, não devemos parar de tentar. Mas devemos saber que nunca vamos satisfazer a todos.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas